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TDAH Fortaleza

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Crianças, adolescentes e adultos.

O que é a Síndrome de Asperger?
A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo - quando gostam do tema "dinossauros", por exemplo, falam repetidamente nesse assunto. Habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas, são bastante presentes em pessoas com essa síndrome.
Na infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor e podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação. Além disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para realizar atividades que fogem à rotina.

Como lidar com a Síndrome de Asperger na escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas antecipadamente.

Sintomas de Síndrome de Asperger

Indivíduos com síndrome de Asperger se tornam excessivamente focados ou obcecados por um único objeto ou assunto, ignorando todos os outros. Eles querem saber tudo sobre o assunto e, muitas vezes, falam pouco sobre outras coisas.
  • Eles muitas vezes não reconhecem que a outra pessoa perdeu o interesse no assunto.
  • As áreas de interesse podem ser bastante superficiais, como uma obsessão com horários de trens, listas telefônicas, um aspirador de pó ou coleções de objetos.
Pessoas com Asperger não se isolam do mundo como os autistas. Elas frequentemente abordam outras pessoas. No entanto, seus problemas com a fala e linguagem em um cenário social podem leva-los ao isolamento.
  • Sua linguagem corporal pode ser incomum.
  • Elas podem falar em um tom monótono e não responder aos comentários ou emoções dos outros.
  • Podem não entender sarcasmos ou humor, ou podem levar uma figura de linguagem ao pé da letra.
  • Não reconhecem a necessidade de mudar o volume da voz em cenários diferentes.
  • Têm problemas com contato visual, expressões faciais, posturas corporais ou gestos (comunicação não verbal).
  • Podem ser rotuladas por outras pessoas como "esquisitas" ou "estranhas".
Pessoas com síndrome de Asperger têm problemas para se relacionar com crianças da sua idade ou com outros adultos, pois elas:
  • São incapazes de responder emocionalmente em interações sociais normais
  • Não são flexíveis em termos de rotinas ou rituais
  • Têm dificuldade em mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse para outras pessoas
  • Não expressam prazer em relação à felicidade alheia
Crianças com a síndrome podem apresentar atrasos no desenvolvimento motor e comportamentos físicos incomuns, como:
  • Atrasos para aprender a andar de bicicleta, pegar uma bola ou subir em um brinquedo
  • Falta de jeito ao andar ou fazer outras atividades
  • Bater os dedos, torcer-se ou movimentar o corpo todo repetitivamente
Muitas crianças com a síndrome de Asperger são muito ativas e também podem ser diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção com hipeartividade( TDAH). Ansiedade ou depressão pode se desenvolver durante a adolescência e início da idade adulta. Sintomas de transtorno obsessivo compulsivo e "tic", como síndrome de Tourette podem ser observados.


Tratamento de Síndrome de Asperger


Psicoterapia específicas para crianças, adolescentes e adultos  com síndrome de Asperger ensinam habilidades, seguindo uma série de passos simples e utilizando atividades altamente estruturadas. Tarefas ou pontos importantes são repetidos com o decorrer do tempo para ajudar a reforçar determinados comportamentos.
Os tipos de programas de psicoterapia podem incluir:
  • Comportamento cognitivo, para ajudar a gerenciar suas emoções, comportamentos repetitivos e obsessões
  • Treinamento parental, para ensinar técnicas que podem ser usadas em casa
  • Treinamentos, para ajudar com as habilidades motoras e problemas sensoriais
  • Treinamento das habilidades sociais, frequentemente ensinadas em grupo
  • Treinamento da fala e linguagem, para ajudar com a capacidade de conversação diária
Medicamentos como inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISES), antipsicóticos e estimulantes podem ser utilizados para tratar de problemas como ansiedade, depressão, problemas de atenção e agressão.

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