517320915023666

TDAH Fortaleza

TDAH Fortaleza. Psicoterapia e Coaching Fazemos indicações para especialistas de nossa confiança. ferbryt@gmail.com








Medo, preocupação, agonia, pavor, angústia, afobação
São muitos os nomes e formas de perceber o que na realidade é ansiedade . 


Você é ansioso ? - Você é daqueles que não conseguem viver sob pressão? - Seu coração dispara quando olha o relógio? - Acaba com o estoque da geladeira e nem sabe por quê? - Quando marca uma viagem faz as malas uma semana antes? - Está sempre correndo até mesmo quando não precisa? - Fala muito rápido e percebe que os outros não acompanham seu raciocínio? - Está sempre sofrendo, o coração dispara, sua frio, sem falar na dor de barriga nas horas mais impróprias? Faça sua avaliação completa no final deste texto.



O que é ansiedade?
Ansiedade é um estado psicológico, onde prevalece a incerteza, aflição, angústia caracterizando-se por insegurança ou sentimento de que não conseguirá atingir suas metas. A ansiedade também tem um lado positivo, pois é a ansiedade que te capacita a lutar ou fugir. São as nossas reações básicas, instintivas. Ansiedade num nível adequado é bom. É a ansiedade que te faz estudar para uma prova. É a ansiedade que te faz olhar para os dois lados para atravessar uma rua. Sem ansiedade você não iria vestir uma roupa adequada para procurar emprego por exemplo, pois você consideraria que o emprego está garantido e não precisaria de nenhum esforço.
A ansiedade num nível adequado te motiva a fazer coisas boas  por você mesmo. O problema é quando a ansiedade aparece na hora errada e na quantidade errada. Ansiedade demais paralisa. Aquilo que você mais queria, o teu sucesso profissional, sucesso social ou financeiro vai tudo por água abaixo quando a ansiedade estiver elevada.

Sinais da ansiedade


Muitas vezes os sinais de ansiedade são percebidos no corpo: O coração dispara, a mão treme, o suor corre pelo rosto e pelas mãos, dá dor de estômago, pode acorrer até diarreia. Alguns não conseguem respirar direito. Outros acham que vão desmaiar. Restam três opções: a pessoa pode se retrair, tenta ficar quietinha num canto e não faz nada, ou pode ficar agressivo e coitado de quem estiver por perto, ou a pessoa acaba com depressão por se sentir incompetente.


Pensamentos distorcidos

Quando estamos ansiosos tendemos a procurar evidências que muitas vezes não existem e por isso acabamos distorcendo a realidade , imaginamos que corremos riscos tais como sofrer ferimentos, asfixia, ficar mortalmente doentes, sermos atacados por outras pessoas ou animais, sentir dor ou aversão, sofrer infortúnio (perdas ou privações) ou sermos socialmente rejeitados e excluídos.
Para o ansioso cinco minutos é uma eternidade, impossível esperar por alguma coisa. O ansioso pensa muito rápido, mas perde qualidade em suas percepções e acaba julgando de forma errada as informações do ambiente. Por exemplo, um olhar torto vindo por parte de algum colega já é considerado como uma condenação. Isto é chamado “Pensamento automático” - quanto mais ansiosa a pessoa for mais pensamentos automáticos distorcidos ela terá. É por isso que dizemos que a ansiedade é o “parente” próximo do medo, da preocupação e da previsão negativa. Os pensamentos do ansioso tendem a ser de total fracasso: “Sou incapaz... não vai dar certo... todo mundo vai rir de mim... vão me achar ridículo!”
O ansioso antecipa situações e se vê gaguejando, imagina desastres, todo um filme de terror passa por sua mente que o faz acreditar que passará por um grande vexame na frente de todos.
Mas o que o ansioso não percebe  é que ficar imaginando tudo o que pode dar errado pode acabar um tiro pela culatra, pois isso cria-se um estado psicológico tal onde a própria pessoa coloca tudo a perder. Isso é autoboicote pois este ansioso começa a "provar" para ele mesmo que  é incompetente,  começa a lembrar de situações antigas que "provam" que  não consegue falar na frente das pessoas, começa a lembrar por exemplo do jardim da infância quando deu vexame na frente da sala toda. E assim ele mesmo se coloca numa situação onde pode ficar psicologicamente predisposto a falhar, e neste momento conclui:  “Tá vendo... eu venho falhando desde a infância... eu é que não vou me arriscar aqui....não vou fazer a apresentação, vou colocar outra pessoa no meu lugar”.

O que fazer para controlar a ansiedade?


Uma coisa que você  precisa saber é que é possível tomar as rédeas da sua própria cabeça. Tomar as rédeas de suas emoções e não se deixar levar pela ansiedade . Como? Na psicoterapia existem uma série de técnicas chamadas métodos cognitivos. É um treinamento ono qual você percebe que consegue controlar seus sentimentos por meio do pensamento direcionado.

Outra técnica que te ajuda a bloquear os pensamentos  ansiosos  é a reestruturação cognitiva, onde você aprende a fazer o bloqueio consciente dos pensamentos derrotistas e substitui-los por outros mais realistas. Não pense que é pensamento positivo, é aprender a lidar com a realidade e não inventar uma realidade paralela que em pouco tempo cai por terra.
Como outra opção de técnica usada em psicoterapia dou a dica da dessensibilização sistemática, que ajuda muito a controlar a ansiedade em situações práticas como por exemplo falar em publico. E por fim a psicologia também desenvolveu técnicas para ajudar com os sintomas físicos, que são tremor, suor, taquicardia, etc.

TESTE SUA ANSIEDADE


Marque o numero apropriado para indicar como se sente geralmente:

Quase nunca (0)             Às vezes (1)       Freqüentemente (2)        Quase sempre (3)

..... Sou uma pessoa instável

..... Não estou satisfeito comigo mesmo

..... Sinto-me nervoso e inquieto

..... Gostaria de ser tão feliz quanto os outros parecem ser

..... Sinto-me um fracasso

..... Entro num estado de tensão e tumulto quando reflito sobre minhas preocupações e interesses recentes

..... Sinto-me inseguro

..... Não tenho auto confiança

..... Sinto-me inadequado

..... Tenho a sensação de que algo ruim irá acontecer

..... Tenho reação de sobressalto, me assusto facilmente quando alguém chega sem fazer barulho

..... Choro fácil

..... Apresento tremores

..... Tenho medos (escuro, pessoas desconhecidas, estar abandonado, animais, transito, multidões, etc)

..... Meu humor está depressivo, estou sem interesse pelas coisas que antes eu me interessava

..... Variações de humor, num momento estou bem e em outro muda tudo

..... Tenho dores, câimbras, ranger de dentes, etc

..... Zumbido no ouvido, visão embaçada, acessos de calor ou frio, sensação de fraqueza ou formigamento

..... Taquicardia ou dor no peito
..... Peso no peito ou falta de ar
..... Azia, dor no estomago, queimação, náusea, vômito, dificuldade para engolir, perda de peso
..... Miccção freqüente, urgência de miccção, frigidez ou ejaculação precoce
..... Boca seca, rubor facial, palidez, vertigem, sudorese, cefaléia
..... Durante uma conversa com alguém pouco familiar: Tenso, desconforto, agitação nas mãos, tremor, respiração rápida
..... Percebo que sou muito preocupado e não consigo relaxar, até mesmo com coisas sem muita importância
..... Me sinto inquieto, tenho os “nervos à flor da pele”
..... Me sinto constantemente cansado
..... Tenho dificuldade em me concentrar em leituras, filmes, etc.
..... Tenho “brancos” , tento lembrar de coisas simples e não consigo
..... Ando irritado
..... Problemas com o sono como dificuldade para adormecer, acordo no meio da noite, pesadelos, etc
..... Tenho dores musculares mesmo sem fazer exercícios físicos.

Relaxar funciona?

Quando se fala em tratamento para ansiedade pensamos sempre no antidoto mais popular que é o relaxamento. Mas o relaxamento funciona apenas como complemento,  nos quadros mais intensos de ansiedade como por exemplo o TAG – Transtorno de ansiedade generalizada o relaxamento apenas “arranhará” a superfície da ansiedade. 
Sem falar que na maioria das vezes o pensamento de relaxar não consegue se manter durante o momento ansioso, o que dirá colocar o relaxamento em pratica.  Diga para alguém em crise de ansiedade para relaxar e você receberá a mais pura expressão de fúria.

Psicoterapia e Coaching-Life.
Combater ansiedade com treinamento cognitivo
Cognição se refere ao modo como você percebe o mundo. Ao treinar novas formas de pensar você poderá ser mais resistente a ansiedade. Devemos ser metacognitivos, ou seja, ser capazes de pensar sobre nossos pensamentos. 
Ao analisar que tipo de coisa passa em sua cabeça e avaliar o quanto você está sendo sensato, avaliar que bases tem para estes pensamentos ansiosos mais capaz será de controlar a ansiedade.
O psicólogo faz isso através da analise de seus pensamentos diante das situações que lhe causam ansiedade. Por exemplo, é muito comum que uma pessoa que está ansiosa diante do envelope, ainda fechado, de seus exames médicos não perceba exatamente que pensamentos a deixam ansiosa, mas com algum treino cognitivo o psicoterapeuta poderá lhe mostrar que o pensamento implícito era, por exemplo, algo assim: “e se eu tiver uma doença grave, e se morrer amanha e deixar minha família na mão”. E tendo esta consciência o  psicólogo poderá lhe indicar  caminhos para novos pensamentos mais verdadeiros e menos ansiogênicos.

Combater a ansiedade com comportamentos novos
Somos ansiosos porque mantemos comportamentos que nutrem a ansiedade. Por exemplo, uma pessoa que sente ansiedade com os resultados médicos poderá fugir dos exames, e mesmo se o fizer adiará o momento de busca-los e leva-los para avaliação. A pessoa que tem medo de ser reprovada no exame poderá deixar para estudar apenas no ultimo dia.
Fugir, evitar, deixar para depois, protelar... são formas de vitaminar a ansiedade. Nada melhor do que tomar a frente e lidar com o problema para conseguir perceber que você tem forças para enfrenta-lo. Claro que não é tão simples assim, ninguém cura o medo de agua de alguém jogando-o na piscina. O psicólogo terá métodos para coloca-lo diante das situações que lhe causam ansiedade de forma a você perceber que pode siam enfrenta-las. Há várias técnicas de aproximação sucessiva e de aquisição de novos comportamentos que simplesmente “constroem” um novo você.
Combater a ansiedade entendendo suas emoções
Não negue seus sentimentos. Jamais conseguirá vencer um inimigo que nega existir. Perceba que está com medo, preocupado, em pânico, apreensivo. Se dê o direito de ter sentimentos. Converse com você mesmo e identifique o que se passa contigo. Perceba que você tem o direito de ter estes sentimentos como também tem o direito de supera-los.

Existe tratamento. Não deixe a ansiedade tomar conta de sua vida. Controle-a antes de ser controlado por ela.
Para obter a ajuda que você precisa e merece, ligue para nós e marque um horário.

By De Abreu, M. 2014