517320915023666

TDAH Fortaleza

TDAH Fortaleza. Psicoterapia e Coaching Fazemos indicações para especialistas de nossa confiança. ferbryt@gmail.com






Psico-educação

    Uma em cada dez crianças e adolescentes sofre problemas psicológicos suficientemente graves para afetar seu desenvolvimento e sua vida cotidiana, dos quais a maioria pode viver normalmente se recebem o tratamento adequado por parte de pais, professores e profissionais da saúde mental. Entretanto, se estima que somente 10 % dos menores com problemas recebem o tratamento indicado.
Uma das causas fundamentais desta situação é a dificuldade de pais, educadores e pediatras em detectar e atribuir as condutas das crianças a ditos transtornos.
A psico-educação contribui para a prevenção dos transtornos psicológicos já que os adultos sensibilizados detectam os problemas precocemente e agem a tempo

Transtornos mentais em crianças e adolescentes.

Os transtornos mentais são comuns na população em geral, podem padecer deles pessoas provenientes de todas as classes socioeconômicas, culturais e educacionais. Podem ser transitórios ou crônicos, leves ou graves. É necessário identifica-los e oferecer tratamento a tempo já que uma das características fundamentais dos transtornos é sua associação a outro transtorno, se não é tratado adequadamente, é a sua passagem para a cronicidade quando não são tratados a tempo.
Um transtorno mental é um conjunto de sintomas e sinais que configuram uma síndrome conhecida pelos profissionais da saúde mental. Esta síndrome é diagnosticada como transtorno quando afeta o funcionamento social, escolar (laboral) ou familiar e/ou quando causa um mal-estar clinicamente significativo no sujeito que padece dele ou nas pessoas que lhe rodeiam.
Os transtornos têm uma origem multicausal, onde intervêm as características e conflitos psicológicos do sujeito, a predisposição genética e os acontecimentos vitais (fator ambiental)
A prevenção dos transtornos mentais em crianças e adolescentes é direcionada às características psicológicas dos menores e às condições ambientais, já que nas predisposições genéticas atualmente não se pode intervir.
As características psicológicas que podem proteger um menor de padecer de transtornos mentais são altamente influenciáveis pela educação moral – emocional no âmbito familiar e escolar. Também, as condições ambientais são determinadas em grande parte pelo clima e a comunicação familiar. É nestes âmbitos onde costuma  intervir os  programas preventivos e de promoção de saúde mental.

By Fernando Bryt